Ethanol summit 2011 Dias 6 e 7 junho

Patrocinadores Oficiais

Patrocinadores

Parceiro Especial

Parceiros de Mídia

Transportadora Oficial

Apoio

ABMR&A
English Version Português Version

Summit na Mídia

24/06/2011
Biocana

Uso de etanol em carros flex já evitou emissão de 128 milhões de toneladas de CO2

Graças ao uso de etanol como combustível em carros flex, 128.330.160 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser lançadas na atmosfera desde o lançamento desses veículos no Brasil, em março de 2003. A cifra, que cobre o período desde a introdução da tecnologia flex ao início de junho de 2011, foi calculada pelo "Carbonômetro", ferramenta desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (UNICA) para estimar o volume de emissões de CO2 evitado devido ao consumo de etanol em carros flex ao invés de gasolina.

O "Carbonômetro" ganhou destaque durante o Ethanol Summit 2011, evento global promovido pela UNICA e realizado nos dias 6 e 7 de junho no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP). No acesso ao piso superior do evento, foi instalado um painel com cinco metros de altura por três de largura que atualizava, periódicamente, os números do Carbonômetro. A cada 10 minutos, 510 toneladas de CO2 que não foram emitidas na atmosfera eram acrescentadas ao total. A simulação de acompanhamento "online" foi mantida das 8h do dia 06 às 20h do dia 07 de junho.

“Todos ficaram muito impressionados com os resultados do `Carbonômetro´. Embora já soubessem que o etanol é um combustível que ajuda a reduzir as emissões de CO2, um dos principais causadores do efeito estufa, pareciam não ter a exata dimensão de como um biocombustível produzido a partir da cana pode contribuir para o meio-ambiente,” afirma Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da UNICA e criador do Carbonômetro.

A 3ª edição do Ethanol Summit, que adotou como tema central as “soluções para a economia de baixo carbono,” reuniu palestrantes de todos os continentes em 15 painéis, quatro plenárias, duas grandes cerimônias, eventos e reuniões paralelas. Mais de 1,5 mil congressistas acompanharam as sessões, que foram transmitidas ao vivo pela internet.

Compensação

Segundo critérios adotados pela Organização Não-Governamental (ONG) "SOS Mata Atlântica" para compensação de emissões de CO2, e que servem de parâmetro para os cálculos do “Carbonômetro”, as emissões evitadas de março de 2003 a junho deste ano pelo uso do etanol em carros flex equivalem ao efeito do plantio e manutenção de 916.277.340 árvores nativas ao longo de 20 anos.

No Brasil, segundo dados divulgados mensalmente pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 85% dos veículos leves novos licenciados são equipados com tecnologia flex, e podem rodar com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Comercializados no País por 12 montadoras que oferecem mais de 80 modelos desse tipo, os flex já representam quase 50% da frota nacional. Atualmente, são mais de 12 milhões destes modelos rodando pelo País.

fonte: Unica

Voltar
Compartilhe esta notícia: Twitter Facebook Share
Realização Copyright 2018 Ethanol Summit — Todos os direitos reservados.