Ethanol summit 2011 Dias 6 e 7 junho

Patrocinadores Oficiais

Patrocinadores

Parceiro Especial

Parceiros de Mídia

Transportadora Oficial

Apoio

ABMR&A
English Version Português Version

Summit na Mídia

06/06/2011
Prefeitura de São Paulo

No Ethanol Summit, prefeito ressalta pioneirismo de São Paulo na adoção de frota movida a etanol

A Prefeitura de São Paulo ganhou destaque na abertura da terceira edição da Ethanol Summit 2011 pela adoção uma frota de 50 ônibus movida a etanol. A medida reduz as emissões de carbono na atmosfera.

João Luiz/Secom

Os 50 ônibus fazem parte do Programa Ecofrota

Uma das principais incentivadoras na redução de emissões de carbono na atmosfera, a Prefeitura de São Paulo ganhou destaque na abertura da terceira edição da Ethanol Summit 2011, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (6/6), nas dependências do Grand Hyatt Hotel, no Brooklin, Zona Sul da Capital. A adoção da frota de 50 ônibus movida a etanol, no último dia 26 de maio, fez com que o prefeito de São Paulo ressaltasse o pioneirismo da Cidade quando o assunto é sustentabilidade ambiental.

A Prefeitura de São Paulo lançou em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (ÚNICA) a primeira frota de ônibus movida a etanol. Aqui na Ethanol Summit, ratifico o pedido de acompanhamento do setor sucroenergético em relação a nossa frota de 50 veículos. O Brasil está atento à circulação desses ônibus, que pela primeira vez serão impulsionados por meio do etanol. Dessa forma, poderemos observá-los e aperfeiçoá-los para investir em aditivos que barateiem seus custos, afirmou o prefeito durante seu discurso na solenidade inicial do evento.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, a experiência paulistana - a primeira registrada nas Américas - servirá de exemplo para todas as esferas do Poder Público. O objetivo é que ela sirva de incentivo tanto para a Prefeitura, para que possa incrementar essa frota, e para outras administrações, que a partir dessa iniciativa ter confiança em incorporar esse combustível à frota de veículos públicos.

Os ônibus movidos a etanol reduzem em até 90% a emissão de material particulado na atmosfera (fumaça preta) em relação aos coletivos movidos a diesel. Diminuem também em 80% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e não liberam enxofre, o causador da chuva ácida.

Presente na cerimônia, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, enalteceu a iniciativa da Administração Municipal. A Prefeitura de São Paulo está de parabéns pela adoção de ônibus movidos a etanol, frisou. Além do prefeito e do governador, prestigiaram o evento o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente do BNDES, Luciano Coutinho; o presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima; e o presidente da UNICA, Marcos Jank.

Realizada pela UNICA em parceria com o Projeto Agora, a terceira edição da Ethanol Summit 2011 discute a utilização do etanol como combustível, além dos diversos usos que vêm crescendo em todo mundo - tanto para o etanol quanto para a própria cana. O congresso, que apresentará as principais tendências, estratégias e tecnologias para o setor sucroenergético, será encerrado nesta terça-feira (7).

O Programa Ecofrota

A Prefeitura lançou no último mês de fevereiro o Programa Ecofrota, que visa reduzir progressivamente a utilização de combustíveis fósseis na cidade de São Paulo. Com o início do Programa, todos os ônibus movidos por algum tipo de tecnologia limpa como biodiesel, etanol e energia elétrica, serão identificados por um selo com a marca Ecofrota e o tipo de combustível utilizado. Além dos 50 ônibus movidos a etanol que entraram no sistema, outros 1.280 ônibus movidos a mistura B20 (óleo diesel S50 20 % de biodiesel) já circulam na cidade desde fevereiro. A SPTrans realiza também testes com ônibus abastecidos com diesel de cana-de-açúcar e reiniciará os testes com os ônibus híbridos com dois motores (um diesel e outro elétrico) a partir de junho.

A legislação ambiental da Capital prevê que todos os ônibus destinados ao transporte público na Cidade sejam movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018. Para cumprir as determinações da Política Municipal de Mudanças do Clima, instituída pela Lei nº 14.933, de 5 de junho de 2009, a Prefeitura já aprovou a substituição de 200 ônibus e se comprometeu a diminuir em pelo menos 10% ao ano o uso de combustíveis fósseis.

Voltar
Compartilhe esta notícia: Twitter Facebook Share
Realização Copyright 2024 Ethanol Summit — Todos os direitos reservados.