Copa do Mundo e Olimpíadas serão vitrine para novos usos para o etanol
Com a realização no Brasil de grandes eventos globais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, cresce o interesse por soluções que priorizem energias renováveis, tanto para o transporte quanto para a geração de energia. Entre essas opções estão os motogeradores movidos a etanol, que serão apresentados em um dos painéis do Summit 2011 pelo diretor-presidente da Vale Soluções em Energia (VSE), James Pessoa.
“O uso do etanol está migrando do transporte individual para o coletivo, para o transporte de cargas pesadas e a geração de energia elétrica limpa, alcançando novos mercados,” afirma Pessoa. Ele será um dos participantes do painel “A revolução da cana I: novos produtos,” marcado para a tarde de segunda-feira, dia 6 de junho, primeiro dia do Summit.
A VSE nasceu em 2007, fruto de uma sociedade entre a Vale, mineradora brasileira de atuação global, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em suas instalações em São José dos Campos (SP), a empresa desenvolve e comercializa sistemas como motogeradores, gaseificadores e turbogeradores que utilizam combustíveis como o etanol. Outro projeto da VSE é um motor a etanol que aciona baterias elétricas em ônibus e caminhões.
Entre os programas que serão apresentados no Summit, a VSE destacará a gaseificação de biomassa, resultado de uma parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “Com o fim da colheita manual da cana-de-açúcar em São Paulo, não haverá mais queima da palha, material rico para gerar gás de biomassa, produzir biocombustível e combustível sintético que pode ser usado para enriquecimento do etanol,” conclui Pessoa.