Flex, híbrido, elétrico: Summit discutirá futuro do automóvel
Automóveis equipados com motores flex, híbridos e elétricos podem caminhar juntos ou o cenário é de uma multiplicação de opções? É possível um cenário harmônico, no qual o consumidor decidirá o futuro da indústria? Estas e outras perguntas serão tema do painel “Híbridos, elétricos e flex-fuel: opções ou convergência?” durante o Summit 2011.
Representantes da indústria automobilística, de autopeças e de empresas de tecnologia vão expor suas idéias no dia 7 de junho, na Sala Honda às 10h45, com moderação de Alfred Szwarc, especialista em emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). “O País destacou-se na fabricação de automóveis com motores flex e agora pode sair na frente na tecnologia de motores híbridos, que une etanol e elétrico,” afirma o executivo.
Para Szwarc, uma série de desafios precisam ser examinados na discussão dos carros elétricos, como por exemplo o atual estágio da indústria em relação aos motores. “Questões como custo, viabilidade, capacidade de distribuição e abastecimento, somente para citar alguns itens, devem vir à tona e ser comparadas com as demais tecnologias.”
Evolução
Franco Ciranni, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e superintendente da Fiat Powertrain, um dos participantes do painel, avalia que tanto a indústria como os consumidores já assimilaram os motores flex, considerando-se a frota de mais de 13 milhões de unidades no País.
“Temos que discutir agora como será a evolução da tecnologia, prevendo soluções para redução de emissões e consumo,” afirma Ciranni. Para ele, será necessário avaliar também questões como legislação de emissões, segurança e reciclagem veicular, além de aspectos que influenciam o trânsito.
Além de Ciranni e Szwarc, o painel tem confirmadas as participações de Eduardo Campos, gerente de vendas da Magneti Marelli; Paulo Takeuchi, diretor institucional da Honda Motocicletas; e Franck Turkovics, gerente de Engenharia de Powertrain da PSA Brasil, que engloba as marcas Peugeot e Citroën.