Voltar26/04/2011Portal Fator BrasilScania recebe prêmio internacional por transporte sustentável em SP
Projeto de ônibus movidos a etanol foi o escolhido pela UITP na categoria tecnologia e inovação para a América Latina.
Os primeiros 50 ônibus movidos a etanol da cidade de São Paulo começam a circular apenas no próximo mês, mas já receberam seu primeiro prêmio internacional como a melhor iniciativa em transporte urbano sustentável na América Latina.
Responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, a Scania, montadora sueca referência em veículos pesados movidos a etanol, recebeu em Dubai, neste mês, o prêmio International PTx2 Awards (Public Transport times two) na categoria “Tecnologia e Inovação” pelo projeto apresentado para São Paulo.
Organizada pela UITP (International Association of Public Transport), a premiação tem por objetivo reconhecer e motivar iniciativas que contribuam para ampliar a participação do transporte público no mundo e faz parte do 59° Congresso e Exposição Mundial de Mobilidade e Transporte Urbano.
Os veículos Scania que começam a operar em São Paulo fazem parte de uma frota de 200 ônibus a etanol já aprovados pela prefeitura da cidade. Ao todo, 15 mil ônibus municipais na cidade serão substituídos por veículos movidos por combustíveis renováveis até 2018. O impacto nos ganhos ambientais e sanitários é enorme com o uso da solução. O etanol proveniente da cana-de-açúcar pode reduzir em até 90% a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.
Os finalistas foram selecionados dentre 155 inscrições oriundas de 43 países em todos os continentes. O objetivo da premiação é reconhecer as melhores soluções que assimiram o desafio de dobrar sua participação no transporte público ao redor do mundo até 2025.
A Scania é referência mundial em veículos pesados movidos a etanol e participa como patrocinadora oficial do Ethanol Summit 2011.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços m participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 35 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2010, as receitas totais da Scania alcançaram 78 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,1 bilhões de coroas suecas.