Voltar23/05/2011Portal Fator BrasilEstudo de sucesso agrícola do Brasil vira livro na Holanda
Editado pelos professores de universidades de São Paulo Marcos Fava Neves, Mairun Junqueira Alves Pinto, Marco Antonio Conejero e Vinicius Gustavo Trombin, o livro Food and Fuel - The Example of Brazil é uma contribuição dos autores para o debate sobre a produção de alimentos versus o uso de combustível.
Lançado na Holanda pela renomada editora Wageningen Publishers, o livro ilustra muito bem o sucesso da indústria canavieira no Brasil. Já na introdução, desmistifica a tese de que entre 2007 e 2008 o biocombustível teria sido o maior vilão da inflação da categoria de alimentos, quando na verdade o que ocorreu foi uma conjunção de fatores (população crescente, distribuição de renda, urbanização, programas sociais, escassez de produção), incluindo também o biocombustível, que desencadearam o problema.
Food and Fuel - The Example of Brazil será o primeiro livro de autores brasileiros publicado pela editora, com tiragem inicial de 1500 exemplares, ressaltando um fato importante que é a internacionalização da pesquisa feita no Brasil, que ganha interesse mundial ao ser publicada em importantes editoras estrangeiras. Seu coordenador, professor Marcos Fava Neves, já tem livros publicados em 7 países.
Ainda de acordo com a obra, o biocombustível faz parte de uma indústria em crescimento, responsável pela criação de novas tecnologias que possibilitam a produção de óleo diesel e outros combustíveis a partir da cana de açúcar. É o caso do etanol, o único renovável que pode competir com a gasolina atualmente. Além disso, ressalta que fabricantes de refrigerante começaram a lançar garrafas plásticas ecológicas produzidas a partir da cana.
Por meio de dados e informações pesquisadas no mercado, o livro ajuda o leitor a compreender o agronegócio brasileiro e a economia da cana de açúcar a partir de diversas perspectivas, dentre investimentos internacionais, sustentabilidade, tendências para o futuro e o plano estratégico traçado para o setor de cana. Setor que hoje ocupa menos de 2% das terras cultiváveis brasileiras, porém fornece 50% do combustível automotivo consumido no Brasil.
Além de mostrar que o biocombustível não é o maior vilão da inflação de alimentos no País, o livro Food and Fuel - The example of Brazil também apresenta uma série de cases que podem servir de base para a solução do problema, demonstrando que o Brasil está preparado para fornecer os alimentos e combustíveis que o mundo precisa. Um deles é o setor agrícola brasileiro, que vive uma revolução silenciosa nos últimos 15 anos. Em 2010, o Brasil produziu 53% do açúcar consumido no mundo, tornando-se um dos maiores exportadores globais de alimentos. O livro ainda explora a estrutura básica da cadeia produtiva da cana de açúcar, que resulta em uma ampla gama de produtos, entre eles açúcar, etanol (usado como combustível), biogases usados para a cogeração de eletricidade e outros subprodutos.
No Brasil, Food and Fuel - The example of Brazil será lançado no mês de junho, durante o evento Ethanol Summit, em São Paulo.