Voltar31/05/2011InfoenergiaInovação tecnológica e energias renováveis em debate no Ethanol Summit 2011
Inovação tecnológica, energias renováveis e benefícios sociais: três prioridades que juntas elevaram o perfil do empresário e investidor Vinod Khosla, um dos convidados do Ethanol Summit 2011, que acontece dias 6 e 7 de junho, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. As inscrições para o evento, promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), estão abertas no site (www.ethanolsummit.com.br), bem como o credenciamento de jornalistas para a cobertura do evento.
Presidente da Khosla Ventures, empresa americana de venture capital (capital de risco) que investe em energia limpa, proteção ao meio-ambiente e projetos inovadores, Khosla vai participar de um painel que pretende explorar formas de retomar o crescimento do setor sucroenergético brasileiro.
Formado em engenharia elétrica pelo Indian Institute of Technology, de Nova Delhi, Khosla tem mestrado em engenharia biomédica na Carnegie-Mellon University, nos Estados Unidos. Seu sonho de abrir e apoiar novas empresas o levou ao famoso Vale do Silício, na California, onde completou o MBA na Stanford University em 1980.
Sempre ligado à tecnologia de ponta, Khosla foi um dos fundadores da Sun Microsystems em 1982, pioneira no desenvolvimento de sistemas abertos e criadora do processador Risc. O executivo também foi um dos fundadores da fabricante de chips AMD, depois vendida para a Intel, e da Juniper, empresa rival da Cisco Systems. Hoje, ele é um dos principais investidores da Amyris, empresa de biotecnologia que é uma das patrocinadoras do Summit 2011.
Em 2004, guiado pelo desejo de investir em empreendimentos de impacto social, formou a Khosla Ventures com recursos próprios. Seu objetivo é incentivar companhias que façam diferença no ambiente econômico em que atuam, daí seu interesse por meio ambiente, combustíveis renováveis e independência do petróleo.
Entusiasta do etanol, o executivo dá palestras ao redor do mundo e escreve artigos defendendo a viabilidade e as vantagens desse combustível comparado a outras alternativas energéticas.
Equipe Infoenergia