Voltar02/06/2011MecânicaScania entrega primeiro lote de ônibus movido a etanol para a cidade de São Paulo
Combustível renovável é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 90%
A Scania Brasil entregou hoje, dia 26 de maio, as primeiras unidades dos ônibus movidos a etanol para a Viação Metropolitana, uma das operadoras do sistema de transportes da cidade de São Paulo. O protocolo de intenções para a compra dos veículos, assinado em 25 de novembro de 2010, prevê a entrega de 50 unidades do modelo K 270 4x2 ainda neste primeiro semestre. A montadora também será responsável por garantir a manutenção preventiva dos veículos até 120 mil quilômetros rodados por unidade.
"Com a entrega das primeiras unidades, a Scania e a Prefeitura da cidade de São Paulo passam a oferecer uma alternativa real de modelo de transporte mais sustentável e que pode garantir um futuro mais saudável à população. O Etanol é a melhor solução dentre os combustíveis renováveis por apresentar a melhor relação custo x eficiência em níveis de emissões e disponibilidade", afirma Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil.
Os novos ônibus sustentáveis K 270 4x2 da Scania possuem motor de 9 litros, 270 cavalos de potência, e serão abastecidos com etanol adicionado a 5% de aditivo promovedor de ignição. Esse combustível renovável é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 90%. Os motores Scania movidos a etanol já atendem às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e o Conama P7, que só entrará em vigor no País em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Européia.
Para a Scania o Etanol é agora
A montadora sueca decidiu adotar como estratégia global de negócio a comercialização de produtos que oferecem as melhores soluções na redução na emissão de gases poluentes, aliando economia de combustível e eficiência operacional. Para Scania, o combustível etanol representa a principal solução sustentável para a modalidade de transporte na atualidade e defenderá essa idéia participando nos dia 06 e 07 de junho do Ethanol Summit 2011. Patrocinadora do evento, a montadora sueca é referência mundial no desenvolvimento de produtos motores movidos ao combustível renovável.
Por acreditar no ônibus a etanol desde a década de 80, a Scania adquiriu ao longo dos anos uma enorme experiência no segmento. "Há 30 anos comercializamos o produto na Europa. Hoje, temos aproximadamente 800 unidades rodando no mundo inteiro, especialmente em Estocolmo. Agora, saímos na frente na disputa pelo mercado brasileiro", ressalta o executivo.
Para cumprir as metas de política ambiental, todo o município paulista deve ter uma frota de ônibus composta por veículos movidos a combustíveis 100% renováveis até 2018.